Você já assistiu a algum dos vídeos do AgriQ Responde, nosso quadro de perguntas e respostas do Youtube?
Se sim, então você já conhece a Hérica Silva!
Engenheira agrônoma de formação, Hérica começou sua jornada no AgriQ quando começou a atuar na área de suporte ao cliente. Depois, ingressou na área de vendas, onde está atualmente.
Conheça mais sobre o trabalho da Hérica como executiva de vendas do AgriQ no seu perfil do especial de engenheiros agrônomos.
Quem é a Hérica?
Hérica Silva, 26 anos, é executiva de vendas no AgriQ. Graduada em agronomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), ela é responsável por apresentar o AgriQ aos clientes, de forma a introduzir as melhores soluções conforme as necessidades de cada empresa ou profissional.
Além de engenheira agrônoma, Hérica também faz mestrado na mesma universidade em que se graduou, a UFG. No Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGA), na área de produção vegetal, ela desenvolve um projeto de pesquisa sobre os aspectos ecofisiológicos dos sistemas integrados de produção, que visam intensificar a produção na mesma área por meio de rotação, consórcio ou sucessão de culturas.
Por que ser engenheira agrônoma?
O vasto campo de atuação e a vontade de atuar no desenvolvimento da agricultura brasileira foram as principais razões que levaram Hérica a estudar agronomia.
“Além de ser um dos cursos mais antigos e de tradição do nosso estado, a agronomia é uma área na qual estamos em constante aprendizado para poder levar o que há de melhor para o campo”.
A universidade foi o local onde Hérica pôde conhecer e entender melhor quais eram suas áreas preferidas dentro da agronomia: a tecnologia e a produção vegetal. O interesse por elas teve papel fundamental na trajetória profissional, desde o estágio até o desenvolvimento de sua pesquisa no mestrado.
“Mesmo que a produção de maneira sustentável seja um grande desafio, estudos e inovações tecnologias vêm contribuindo muito para que práticas agrícolas sejam implementadas e tenham eficiência e ganho de produtividade, ao mesmo tempo em que reduzem impactos ambientais”.
A jornada até o AgriQ
Antes de trabalhar no AgriQ, Herica esteve em uma empresa de geotecnologia, onde atuava com processamento de imagens de satélite, georreferenciamento e auxiliava em operações com veículos aéreos não tripuláveis (VANT).
Depois, Herica atuou na área comercial e técnica de uma empresa especializada em nutrição de plantas.
“Lá, eu tive oportunidade de conhecer melhor sobre as dinâmicas dos nutrientes nas plantas e como o manejo nutricional adequado influencia positivamente no desenvolvimento e produtividade das culturas. Também pude conhecer vários estados e ter contato com mestres e doutores competentes, que me ensinaram bastante”.
O ingresso no AgriQ veio em 2019, quando ainda se chamava Receituário Agronômico. Herica acompanhou as mudanças da área de suporte técnico, na qual auxiliava os clientes com as obrigações e outros pontos essenciais do receituário agronômico.
“O sucesso da startup, que estava no começo, foi uma surpresa e uma alegria. Pude participar de todo o processo de transformação e tenho muito orgulho da pessoa que me tornei, desde quando entrei até hoje. Fazer parte de uma startup do agro que tem como pilar a segurança e a transparência no campo, comprometida com o cliente a prestar um serviço de qualidade ao produtor rural, não tem preço”.
O trabalho como executiva de vendas no AgriQ
Ser executiva de vendas é, para Herica, um desafio diário.
“Todos os dias estamos evoluindo e aprendendo com as pessoas que trabalhamos. Atuamos em todo o país e com isso, tenho a oportunidade de dividir conhecimento e entender mais a imensa diversidade que o Brasil possui”.
Aprender a lidar com personalidades tão distintas e a troca de experiências são os fatores que mais motivam Herica no dia a dia do AgriQ. É conhecendo as dificuldades dos clientes que ela consegue proporcionar uma experiência adequada a cada perfil, apresentando as facilidades do AgriQ além da plataforma.
“Procuro entender o cliente e me colocar no lugar dele para buscar a solução ideal para a dificuldade que ele está enfrentando em seu processo de emissão de receitas. Assim, consigo entregar o melhor que podemos oferecer para solucionar o seu problema”.
Como engenheira agrônoma, uma profissional diretamente ligada a prescrição do receituário agronômico, Herica reconhece a importância que uma consultoria de qualidade possui neste momento.
“O receituário agronômico é um instrumento de trabalho do responsável técnico, que avalia a situação e assim, determina o melhor manejo fitossanitário a ser utilizado para a cultura naquelas condições. Ter um parceiro que te auxilie com informações relevantes e sempre em conformidade com o Ministério da Agricultura mostra o compromisso em fazer diferente e ser responsável pela qualidade de cada produto que sai da fazenda”.
AgriQ Responde
A experiência nas vendas e no suporte técnico ao cliente fez de Herica a apresentadora do AgriQ Responde, quadro de perguntas e respostas do canal do AgriQ no Youtube.
“Estou amando fazer parte deste quadro por que me desafio a fazer melhor sempre. Em tempos como estes, em que o isolamento é tão falado, saber se comunicar de forma efetiva e gerar conteúdo relevante aos nossos clientes é, com toda a certeza, um diferencial. Mostra o quanto nossa startup está aqui para agregar ao agronegócio com informação de qualidade”.
Confira um dos vídeos abaixo:
Tecnologia e inovação no mundo agro
De estudante de agronomia interessada em aprender mais sobre tecnologia, Herica se tornou executiva de vendas de uma startup do Conexa, primeiro hub de inovação agro do Centro-Oeste.
Vivenciar a transformação no setor agropecuário como parte de um hub é uma experiência que Herica encara com muita gratidão.
“O mundo está mudando muito e a tecnologia tem um papel fundamental nessas mudanças. O cuidado com os colaboradores, a construção de equipes focadas em formar pessoas, a sensação de pertencimento e a energia do local são contagiantes a todos que tem a oportunidade de trabalhar ou mesmo conhecê-lo”.

Jornalista e Analista de Conteúdo no Conexa, hub de inovação da Aliare.
Deixe um comentário