Trabalhar no AgriQ: Letícia Rafaelly, engenheira agrônoma e analista de sucesso do cliente

Trabalhar no AgriQ: Letícia Rafaelly, engenheira agrônoma e analista de sucesso do cliente

Se você é cliente AgriQ e precisou de alguma ajuda com a nossa plataforma, provavelmente já teve contato com o nosso suporte!

Responsável por dar apoio aos nossos clientes, respondendo dúvidas e auxiliando-os com demais dificuldades, o suporte do AgriQ é realizado por um time especial de engenheiras agrônomas. Uma delas é a Letícia Rafelly, nossa Analista de Sucesso do Cliente!

Venha conhecer mais sobre o trabalho dela e seu dia a dia no AgriQ em mais um perfil do nosso especial sobre engenheiros agrônomos!

Banner-Blog-AgriQ-Especial-Engenheiro-Agrônomo

Quem é a Letícia?

Letícia Rafaelly, 22 anos, é analista de sucesso do cliente no AgriQ! Graduada em agronomia pela UniEVANGÉLICA, é ela quem atualiza, diariamente, o sistema de nossa plataforma, garantindo que as informações dos produtos estão corretas e de acordo com às exigências legais.

Fora do trabalho, Letícia passa o tempo com a família, os amigos e o namorado. Filmes e séries de comédia ou livros de romance também são opções certas e que ela ama para se divertir e relaxar!

Por que ser engenheira agrônoma?

Foi o amor pela biologia que levou Letícia para a carreira de engenheira agrônoma.

A escolha, no entanto, não veio logo de cara — quando era mais nova, Letícia na verdade pensava em estudar medicina! Ao procurar saber mais sobre o curso e outras opções relacionadas à sua área de interesse, ela acabou optando pela agronomia, que continha matérias que ela se interessava em estudar.

A decisão foi certeira!

“Me apaixonei na mesma hora! O curso é incrível — estudar como funciona a cadeia produtiva e sua influência na economia do nosso país é simplesmente fantástico. Acho difícil escolher uma coisa só, por ser uma área muito ampla, mas confesso que a parte de entomologia, fitopatologia e agronegócio são as minhas preferidas”

A jornada até o AgriQ

Antes de começar o trabalho no AgriQ, em fevereiro deste ano, Letícia atou em diferentes áreas da agronomia.

Duas delas foram, justamente, as que ela mencionou serem umas de suas preferidas: a fitopatologia, que estuda as doenças de plantas em seus diferentes aspectos, e a entomologia, especialidade focada nos insetos e suas relações com o ambiente. Nas duas áreas, seu trabalho foi com enfoque no mundo dos patógenos, pragas e fungos entomopatogênicos (parasitas de insetos) que afetam as culturas da soja e feijão.

Outra área em que Letícia atuou foi na de geoprocessamento, em que ela trabalhou com um software que analisava a temperatura, umidade e evapotranspiração de Anápolis, Goiás, nos últimos anos.

O trabalho como analista de sucesso do cliente no AgriQ

No AgriQ, Letícia está atuando pela primeira vez em um cargo mais próximo aos clientes. Seja no atendimento ou nas atualizações dos dados do sistema, é esse contato que a ajuda a entender melhor as diferenças e necessidades dos profissionais, de acordo com a região e perfil de cada um.

“É muito enriquecedora a experiência que estou tendo. Além de conseguir ajudar a resolver os problemas dos clientes, também aprendo mais sobre os agrotóxicos, como funciona cada CREA e as particularidades de cada estado”.

Atualizar os cadastros dos produtos regularmente exige que Letícia pesquise e esteja a par das novidades publicadas no Diário Oficial da União. Este cuidado com a legislação reforça o papel do AgriQ, segundo a analista, em fornecer um serviço com confiança e transparência para todos.

“Realizar a emissão de uma receita agronômica envolve o uso de produtos que se usados de maneira incorreta, poderão agredir o meio ambiente e a saúde humana — ou seja, é algo muito sério. Seguir as leis de cada estado e a bula de cada produto colabora com o uso consciente dos agrotóxicos”.

As atualizações e inclusões de novos produtos e fichas de emergência são, posteriormente, reunidas e divulgadas semanalmente na plataforma web do AgriQ e no AgriQ Info, canal de comunicação do Whatspp.

Por ser engenheira agrônoma e ter uma visão não apenas mais ampla do setor, mas também mais próxima a um dos profissionais responsável pelo receituário agronômico, Leticia consegue compreender melhor a dinâmica e como funciona a rotina de cada cliente.

“Ver de perto tantos profissionais em busca de uma produção com qualidade, contribuindo para um melhor desenvolvimento do agro no Brasil, é muito gratificante”.

Tecnologia e inovação no mundo agro

Não há como falar sobre o trabalho em uma startup como o AgriQ sem falar sobre tecnologia e inovação, certo?

Para Letícia, os dois são essenciais para a agricultura brasileira.

Com a tecnologia e inovação, há uma melhoria na estrutura do agronegócio, fortalecendo sua competitividade no mercado internacional e tornando a produção muito mais sustentável. Além disso, também há o aumento da produtividade do setor e a redução de perdas no campo.

Como uma das startups incubadas no Conexa, primeiro hub de inovação do agro no Centro-Oeste, a experiência no AgriQ possibilita com que Leticia acompanhe esse movimento de perto.

“Trabalhar com tantos profissionais competentes e que se empenham para trazer essa inovação para o agronegócio é simplesmente fantástico. Me sinto grata por fazer parte disso, e por trabalhar em um ambiente em que me sinto muito valorizada”.

Banner-Blog-AgriQ-Receituario-Agronomico-Teste-Gratis

Julie Tsukada

Jornalista e Analista de Conteúdo no Conexa, hub de inovação da Aliare.

Deixe um comentário