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Agronegócio: importância e tendências para o setor no Brasil
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Atualizado em 17 agosto, 2022
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O agronegócio é um dos setores que mais crescem no Brasil.

Sua atuação, que começa no campo, passa pela indústria e chega ao comércio interno e externo.

Neste artigo, você vai conhecer as principais características do setor e a sua importância para economia brasileira.

Continue a leitura para saber mais!

Índice do Conteúdo Mostrar
1 O que é agronegócio?
2 Quais são as principais características do agronegócio no Brasil?
3 O que se produz no agronegócio?
4 Quais são as etapas do agronegócio?
4.1 Antes da porteira
4.2 Dentro da porteira
4.3 Depois da porteira
5 Como funciona a cadeia produtiva do agronegócio?
5.1 Insumos
5.2 Produção
5.3 Processamento
5.4 Distribuição
5.5 Consumidor Final
6 Quais são os segmentos do agronegócio?
6.1 Alimentos
6.2 Produção de biocombustíveis
6.3 Produção têxtil
7 Como está o mercado de agronegócio no Brasil?
7.1 Fatores climáticos
7.2 Investimento em novas tecnologias
7.3 Mercado internacional
8 Conclusão

O que é agronegócio?

Na prática, o agronegócio pode ser definido como o conjunto de atividades econômicas que se relacionam com a produção e comercialização de produtos agrícolas.

Como parte disso, temos as operações de:

  • Produção de suprimentos agrícolas;
  • Armazenamento;
  • Distribuição dos produtos agrícolas;
  • Itens produzidos por meio dos produtos e suprimentos agrícolas.

Dessa forma, o agronegócio é formado por três setores:

  1. Produtores rurais: donos de pequenas, médias ou grandes propriedades rurais, onde há produção agrícola;
  2. Fornecedores de insumos rurais: fabricante de maquinários e fornecedores de pesticidas, sementes, equipamentos, fertilizantes, entre outros;
  3. Processamento, distribuição e comercialização: frigoríficos, distribuidoras de alimentos, indústrias, supermercados etc.

Quais são as principais características do agronegócio no Brasil?

No Brasil, o agronegócio possui características que influenciam diretamente nos resultados obtidos no mercado. São elas:

Disponibilidade: menos de 10% do território brasileiro é utilizado como área de cultivo.

Ambiente Favorável: se refere a abundância de água, solo propício ao plantio e boa luminosidade natural.

Clima Difícil: mesmo com ambiente favorável, o agronegócio brasileiro enfrenta desafios com chuvas, estiagem, além de pragas e doenças nas lavouras.

Complexidade: distâncias longas de distribuição da produção são um entrave logístico.

Diversificação: existe um número significativo de produtos, como frutas, flores, hortaliças, açúcar, café, soja, algodão, cacau, madeira, borracha, carnes e ovos.

Empresas Familiares: a maioria dos negócios rurais são caracterizados pela sucessão de pai para filhos.

Tecnologia de Expansão: devido o avanço da agricultura de precisão, propriedades brasileiras estão cada vez mais aparelhadas e conectadas, por meio do uso de aplicativos e drones.

Concentração em grandes players: o mercado é dominado por poucas empresas de porte gigante, o que remete a um sistema de oligopólio, com menor oferta de preços e condições de pagamento e recebimento.

  • LEIA MAIS: Sustentabilidade no campo: qual o papel da tecnologia?

O que se produz no agronegócio?

Em resumo, o agronegócio está diretamente ligado a produção de itens essenciais para o nosso dia a dia, como:

Alimentos: produtos referentes a cadeia de produção alimentícia, como frutas, verduras, legumes, laticínios e cereais.

Biocombustíveis: combustíveis orgânicos produzidos por meio de plantas, como a cana-de-açúcar.

Têxtil: produtos desenvolvidos por meio de matérias-primas diversas, de origem animal, como o algodão, o linho e a lã. No geral, esses insumos são utilizados para produzir roupas, artigos de cama, mesa, banho e bens de decoração, entre outros itens.

Madeira ou produtos florestais: a madeira e a celulose obtidas a partir do cultivo de árvores são utilizadas na produção de produtos químicos. Além disso, fornece insumos para a indústria moveleira, a construção civil e a produção de papel.

Fumo: cultivo de insumos, como plantas e folhas, se destinam à produção de tabaco para a indústria tabagista.

Pesquisa e desenvolvimento: corresponde a produção de novas técnicas agrícolas e pecuárias, realização de pesquisa e aplicação de novas tecnologias.

Quais são as etapas do agronegócio?

De modo geral, o agronegócio é constituído por uma série de operações, como a produção, transporte, distribuição, venda, entre outros.

Essas e mais etapas se dividem em três seções:

Antes da porteira

Em síntese, o “antes da porteira” diz respeito ao fornecimento de insumos para a produção rural como fertilizantes, defensivos, semeadora e colhedora, além de suporte financeiro.

  • LEIA MAIS: Fertilizantes: conheça os tipos e modos de aplicação

Dentro da porteira

Logo após, temos a etapa “dentro da porteira”, que é composta principalmente por produtores rurais de pequeno, médio e grande porte.

Nesta etapa, também podem participar pessoas físicas ou jurídicas, como profissionais autônomos, empresas familiares, cooperativas e associações agropecuária.

Depois da porteira

Por fim, “depois da porteira” é a seção do agronegócio na qual estão os processos de compra, transporte, beneficiamento e venda de tudo o que é produzido até chegar ao consumidor final.

Nesse contexto, existem os seguintes agentes:

  • Indústria frigorífica;
  • Indústria da moda (têxtil e calçados);
  • Atacadistas distribuidores;
  • Publicidade e marketing,
  • Supermercados.

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Como funciona a cadeia produtiva do agronegócio?

A princípio, a cadeia produtiva do agronegócio consiste em todos os processos de produção que ocorrem dentro do setor. Isto inclui desde os insumos mais básicos até a transformação do produto final.

No geral, são etapas interligadas que tem como finalidade a comercialização do produto. Veja quais são elas:

Insumos

A primeira etapa é representada por empresas fornecedoras de insumos para fazendas.

Como exemplo, podemos citar: sementes, adubo, calcário, ração para os animais, máquinas, entre outros.

  • LEIA MAIS: Tratamento de sementes: qual a melhor maneira de fazer?

Produção

Posteriormente, já nas propriedades rurais, encontra-se a etapa de produção, que recebe os insumos para gerar commodities por meio de sua plantação.

Aqui, estamos falando de produtos como madeira, cereais, oleaginosas, carne, leite, entre outros.

Processamento

Depois da produção, temos o processamento. Nesta etapa, ocorre a transformação final dos produtos para consumo.

Um exemplo é o processamento da soja, realizado para obter o óleo.

  • LEIA MAIS: Soja: quais são os principais fatores que afetam o desenvolvimento?

Distribuição

Logo depois, com os produtos já prontos, chegamos a etapa da distribuição.

Aqui, ocorre o direcionamento dos produtos aos atacadistas/distribuidores e, então, para os varejistas, onde serão vendidos ao público geral.

Dessa forma, como os itens são perecíveis, é crucial que o deslocamento da mercadoria até as lojas e supermercados seja o menor possível.

Consumidor Final

Por fim, temos a última etapa: a do consumidor.

Nesta fase, que finaliza a cadeia, o consumidor adquire os produtos nos pontos de vendas disponíveis.

A comercialização dos produtos pode ser tanto dentro como fora do país, quando é feita a exportação.

Quais são os segmentos do agronegócio?

O agronegócio é responsável por movimentar diferentes áreas da economia brasileira.

Isso acontece porque a cadeia do setor envolve diferentes segmentos. Veja alguns deles:

Alimentos

A produção de alimentos no agronegócio abrange os grãos, cereais, hortaliças, bem como a carne bovina, aviária, suína e até a de peixes.

Nesse processo, também estão inclusas as usinas de beneficiamento de leite, óleo e rações.

Produção de biocombustíveis

A produção de biocombustíveis é responsável pelo plantio e cultivo de matérias orgânicas que podem se transformar em fontes de energia renováveis.

Como exemplos, temos o etanol (obtido por meio da cana-de-açúcar e do milho) e o biodiesel (advindo de óleos vegetais e gorduras animais). Ambos materiais podem ser transformados em combustíveis orgânicos e mais limpos.

Produção têxtil

Na prática, a produção têxtil é caracterizada basicamente pela transformação de produtos agropecuários em itens de vestuário, roupas para cama, mesa e banho, e decoração.

Nesse sentido, a produção desses itens pode utilizar materiai como couro, algodão, seda e linho, por exemplo.

  • LEIA MAIS: Quais são os principais fatores que afetam o desenvolvimento de algodão?

Como está o mercado de agronegócio no Brasil?

No Brasil, o agronegócio possui perspectivas futuras positivas para os próximos anos.

Segundo os dados da Companhia Nacional de Abastecimento, a safra de 20/21deverá render 265,9 milhões de toneladas de grãos. Este resultado é 3,5% maior do que a safra 2019/2020.

Além disso, o PIB do agronegócio deve crescer 1,5% em 2021, segundo a última revisão do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Ademais, o Ministério da Agricultura afirmou que o Valor Bruto da Produção agropecuária (VPB) do Brasil deverá atingir um recorde de R$ 1,032 trilhão em 2021, o que representa alta de 12,1% na comparação anual.

Veja as seguir quais são as previsões em relação a três outros pontos que se relacionam ao setor: fatores climáticos, investimentos em tecnologias e mercado internacional.

Fatores climáticos

Os fatores climáticos merecem atenção por parte dos produtores rurais.

Neste ano, em especial, temos a possível influência do La Niña.

A previsão é que o fenômeno seja o terceiro mais intenso dos últimos 20 anos e afete o hemisfério sul até o final de julho de 2021. Esses são os dados última projeção da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês),

Por conta disso, haverá estiagem no Rio Grande do Sul, chuvas acima da média na costa do Sudeste e boa parte da região Norte.

Entretanto, o interior do Brasil, do oeste de Santa Catarina até o Pará, sentirá efeitos clássicos do La Niña, com precipitação abaixo da média histórica.

No geral, o clima será mais chuvoso em partes do Mato Grosso, oeste e norte de Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima.

Investimento em novas tecnologias

O aumento de investimentos em desenvolvimento de pesquisas para novas tecnologias deve ser uma forte tendência em 2021.

No entanto, enquanto a agricultura avançada adota diversas tecnologias em seus processos, a familiar ainda é mais rudimentar, utilizando práticas mais tradicionais.

Por isso, instituições do setor, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), devem concentrar esforços para aumentar a assistência técnica na agricultura familiar, com o intuito de atualizar práticas que, do ponto de vista do conhecimento científico, já não são as mais adequadas.

No mais, há uma forte tendência em utilizar a agricultura de precisão como aliada no processo de gerenciamento das propriedades rurais.

Como exemplo, podemos destacar o uso de drones, sensores e softwares de gestão.

Mercado internacional

Em relação ao mercado internacional, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), anunciou que o acordo entre o Mercosul e a União Europeia está revisado, em processo de tradução, e deve ser assinado ainda em 2021.

Assim, a agropecuária brasileira terá facilidades para entrar no mercado europeu, mas deve reforçar a sua agenda de sustentabilidade.

Vale ressaltar que os produtores devem ficar atentos na relação dos Estados Unidos com a China, pois a guerra comercial entre os dois países deve ter uma trégua.

No entanto, é importante considerar que o mercado chinês está passando por uma profunda transformação com o aumento do consumo de carne bovina, o que deve favorecer o agronegócio brasileiro.

Conclusão

Como vimos, o agronegócio é um setor crucial para a economia brasileira.

Sua capacidade de expansão, bem como sua importância para outros segmentos, contribui para a geração de empregos em várias regiões.

Esperamos que você tenha conseguido entender mais sobre como funciona setor!

Gostou desse conteúdo? Aproveite e leia nosso artigo sobre agricultura no Brasil.

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Rafaella Aires

Formada em Jornalismo, pós-graduada em Marketing e especialista em Comunicação Digital, atuo como Analista de Conteúdo no AgriQ Receituário Agronômico.

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