(62) 99939-0617 | (62) 99966-3215 | (62) 3267-1545
API de integração do receituário agronômico: saiba como funciona a do AgriQ
Imagem de destaque para Blog Post "API de integração do receituário agronômico: saiba como funciona no AgriQ" no blog AgriQ Receituário Agronômico.
Atualizado em 26 junho, 2022

Você sabe o que é uma API de integração do receituário agronômico?

Essa é uma interface que possibilita a emissão da receita agronômica no software que a empresa já utiliza. Muitos estabelecimentos optam pela ferramenta para otimizarem seus sistemas, de forma a ampliar às funcionalidades que essas soluções já oferecem.

No entanto, como a API de integração funciona? De que forma a interface pode ser vantajosa?

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é a API de integração? 

Primeiramente, antes de explicarmos o que é a API de integração, precisamos entender o que é API.

Application Programming Interface (API, na sigla em inglês) ou, em português, Interface de Programação de Aplicação, é um conjunto de rotinas e protocolos desenvolvidos para a criação de uma interface intermediária, que conecte diferentes softwares ou outros serviços.

Desse modo, quando falamos em API de integração, nos referimos a um tipo de API utilizado para integrar dois ou mais sistemas, de forma que eles se conectem e compartilhem dados.

Assim, podemos dizer que a API é um programa intermediário, que torna softwares distintos, com linguagens e programações próprias, compatíveis.

Para que serve a API de Integração? 

Como vimos, o objetivo principal para o desenvolvimento de uma API de Integração é conectar dois sistemas diferentes.

Portanto, quando empresas desenvolvem essa interface, elas planejam tornar seu software mais acessível. Como resultado, elas conseguem ampliar seu mercado, conquistando mais usuários, e tornam seu serviço mais competitivo — afinal, a API de Integração é uma funcionalidade a mais para a solução, que a diferencia de concorrentes.

Quais são os tipos de API de integração? 

Podemos classificar a API de integração em três tipos:

  • Pública (ou aberta): APIs com uso livres por qualquer empresa ou desenvolvedor. Normalmente, são gratuitas, mas podem ter opções mais avançadas pagas;
  • Privada: API de uso exclusivo e interno da empresa para qual foi desenvolvida.
  • Parceira: API para uso entre parceiros de negócios, com o intuito de facilitar a comunicação entre sistemas de empresas parceiras.

O que é uma API de integração do receituário agronômico? 

A API de integração do receituário agronômico é uma interface que possui a funcionalidade de emissão de receita agronômica.

receituário agronômico é uma prescrição de uso de um agrotóxico. Por isso, é um documento obrigatório para a comercialização desse tipo de produto e só pode ser emitido por profissionais legalmente habilitados.

Como é uma documentação própria do universo do agronegócio, a API de integração do receituário agronômico é primordialmente disponibilizada por empresas de software da área.

Uma delas é o AgriQ Receituário Agronômico, startup especializada em soluções para emissão de receita agronômica e compliance da aplicação de agrotóxicos.

Como funciona a API de integração do receituário agronômico no AgriQ? 

A API de integração do receituário agronômico que o AgriQ viabiliza é do tipo parceira. A funcionalidade está disponível nos planos integrado, exportações e corporativo e visa facilitar a emissão da receita agronômica.

Com a API de integração do AgriQ, a prescrição dos agrotóxicos é feita a partir dos dados de pedidos de venda dos produtos. Dessa forma, o profissional que irá fazer a emissão da receita não precisa informar manualmente os produtos e quantidades recomendadas — o próprio ambiente do AgriQ, integrado ao software da empresa, preenche o documento com essas informações.

Depois que é feita a contratação de um desses planos, é possível incorporar o AgriQ a qualquer sistema Enterprise Resource Planning (ERP). Para realizar o processo de integração, o AgriQ compartilha a base de dados da plataforma, atualizada diariamente com as bulas dos agrotóxicos e as exigências da legislação federal e estadual. Assim, todas as obrigatoriedades inerentes ao processo de emissão de receitas agronômicas ficam na plataforma do AgriQ.

A empresa contratante, por sua vez, envia as informações referente a venda, aos clientes e aos profissionais que irão utilizar as soluções do AgriQ. Assim, esses dados serão cadastrados na API, de forma a automatizar o preenchimento desses dados o quanto possível na hora da emissão do receituário agronômico.

Enquanto a integração está sendo realizada, o AgriQ disponibiliza toda a documentação e um ambiente de homologação, pelo qual a empresa poderá avaliar o funcionamento da API. Além disso, durante todo esse processo, também são feitos testes para identificar possíveis problemas.

Quais são as funcionalidades disponíveis na API de Integração do Receituário Agronômico do AgriQ? 

Na API de integração, a empresa contratante terá acesso a todas as funcionalidades do AgriQ: receituário agronômico, consulta fitossanitáriaficha de emergência.

No caso dos planos exportações e corporativo, a instituição ainda terá a plataforma e-xport, solução do AgriQ para atender o cumprimento das obrigações acessórias de estados que utilizam sistemas de controle de uso dos agrotóxicos.

Banner-Blog-AgriQ-Receituário-Agronômico-Obrigações-Acessórias

Quais são as vantagens da API de Integração do Receituário Agronômico do AgriQ? 

Existem diversas vantagens em utilizar a API de integração do AgriQ. Confira algumas delas abaixo!

1. Ampliar as funcionalidades do sistema da empresa 

Com a API de integração do AgriQ, não é necessário que a empresa contrate uma solução apenas para a emissão do receituário agronômico. No próprio software institucional, estará disponível a funcionalidade da receita, ampliando as possibilidades de uso do próprio sistema da empresa.

2. Integração dos dados em uma única plataforma

Todas as informações obrigatórias para a emissão da receita agronômica estão na API de integração do AgriQ. Desse modo, o profissional consegue fazer a prescrição do agrotóxico em um único ambiente.

3. Mais praticidade e velocidade na emissão de receitas agronômicas

Como os dados necessários para a emissão do receituário agronômico estão na API, o responsável técnico não precisar migrar essas informações de um sistema para outro.

Assim, ele consegue otimizar seu tempo e prescrever a receita com mais velocidade, já que o preenchimento é automatizado.

4. Receituário agronômico menos suscetível a erros

Como o preenchimento dos dados é automatizado, a emissão da receita agronômica é menos suscetível a erros.

Além disso, a base de dados do AgriQ é atualizada diariamente conforme as bulas dos agrotóxicos e as exigências da legislação federal e estadual. Dessa forma, o responsável técnico não tem que se preocupar com cadastros incorretos e defasados.

5. Assinatura eletrônica e digital no receituário agronômico

Na API de integração do AgriQ, o profissional pode assinar as receitas agronômicas eletronicamente.

A funcionalidade é válida juridicamente e está disponível para os estados que autorizam o uso da assinatura eletrônica ou digital no receituário agronômico.

Como começar a utilizar a API de Integração do Receituário Agronômico no AgriQ? 

Quer utilizar as soluções do AgriQ Receituário Agronômico na sua empresa?

Clique aqui ou no banner abaixo e solicite sua demonstração gratuita do AgriQ! Nossa equipe comercial irá lhe orientar quanto a API de integração do receituário agronômico.

Banner-Blog-AgriQ-API-de-Integração-do-Receituário-Agronômico-1

Gostou desse conteúdo? Aproveite e leia nosso artigo sobre as vantagens de emitir o receituário agronômico pelo smartphone.

 

0 comentários

Enviar um comentário