Já penso em fazer seu receituário agronômico pelo celular, preenchendo rapidamente os campos com alguns cliques?
O documento, essencial para garantir a segurança na venda e uso de defensivos agrícolas, é fiscalizado pelos órgãos de fiscalização e defesa agropecuária no Brasil.
Para fazer este controle, as instituições exigem que a cada venda de defensivos, seja feito o receituário agronômico. Cada estado conta com sua própria legislação acerca do tema, mas todos utilizam as receitas para assegurar a aplicação responsável dos produtos.
O que é receituário agronômico?
O receituário agronômico é um documento com a prescrição de uso dos defensivos agrícolas. Sua emissão é obrigatória para toda venda de agrotóxico e deve ser feita por um profissional legalmente habilitado, conforme a Lei 7.802/89 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Atualmente, o responsável técnico que pode fazer esta prescrição são os engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e engenheiros florestais. Eles só poderão fazer a emissão do receituário após visitar à lavoura, onde realizam o diagnóstico da praga que está afetando a cultura em questão.
Feita esta análise, o profissional deve indicar qual é o produto e a quantidade ideal para ser utilizada no alvo. Todas estas informações constam no receituário agronômico, que também irá levar os dados do responsável técnico (incluindo seu número de registro no órgão competente), recomendações de aplicação e segurança do defensivo agrícola, entre outros detalhes.
Como fazer o receituário agronômico?
Atualmente, é possível fazer o receituário agronômico de forma manual ou por uma plataforma on-line.
Com os serviços on-line sendo cada vez mais adotados, fazer a emissão de receitas agronômicas por uma plataforma facilita o trabalho do responsável técnico, que consegue preencher o documento de forma mais simples e prática.
Neste cenário, os aplicativos para celular ganham cada vez mais espaço, especialmente no agronegócio. Com soluções digitais e mobile, o profissional que atua no campo ganha mais praticidade e autonomia em suas atividades.
5 vantagens em emitir o receituário agronômico pelo celular
E o receituário agronômico, você deve estar se perguntando — consegue ser feito pelo celular?
Claro! E existem diversas vantagens em fazer a emissão pelos aplicativos.
Confira cinco razões para você adotar a ferramenta no seu dia a dia:
1. Mais mobilidade para o emissor de receitas
Como explicamos acima, antes de fazer o receituário agronômico, é necessário que o profissional emissor de receitas visite a lavoura para fazer a prescrição do defensivo agrícola.
Em vez de emitir as receitas de forma manual ou pelo computador, com um aplicativo de celular para receituário agronômico, ele faz esta prescrição direto do campo, na própria visita! Dessa forma, o responsável técnico ganha mais mobilidade no seu dia a dia, já que consegue fazer o diagnóstico de onde ele estiver.
2. Ampla base de dados
Os softwares para receituário agronômico contam com uma base de dados na qual o profissional, rapidamente, consegue preencher a receita.
Imagine só estas informações disponíveis no seu celular — a emissão fica ainda mais fácil! Com uma busca rápida dentre as seções disponíveis — cultura, alvo, produto, aplicação, dentre outros — você seleciona a opção e rapidamente, preenche e gera a receita.
Além disso, se precisar checar alguma informação (por exemplo, quais são os produtos disponíveis para a cultura em questão), você também faz isso com poucos cliques, por meio da consulta fitossanitária. Assim, você confere as bulas atualizadas dos defensivos agrícolas, para não ter erro na hora de fazer a prescrição.
3. Economia de tempo
Com mais praticidade na hora de fazer a emissão do receituário agronômico, o profissional emissor de receitas economiza tempo.
Se ele pode emitir as receitas de onde estiver, o responsável técnico pode, por exemplo, fazer mais visitas às propriedades em um único dia.
Com um aplicativo de celular para emitir as receitas, o profissional não precisa mais preencher manualmente o documento ou utilizar um computador para isto. Isto também poupa tempo, já que as soluções mobile costumam trazer versões simplificadas e mais intuitivas dos serviços disponíveis na web.
4. Mais segurança na aplicação do agrotóxico
Com um aplicativo para receituário agronômico, o acesso às receitas fica ainda mais fácil, já que elas ficam disponíveis no seu celular. Pense bem: onde você vai hoje sem ele? Cada vez mais conectados, estamos sempre com os smartphones ao nosso lado — diferentemente, por exemplo, de papéis ou computadores.
Se suas receitas estão no celular, você pode facilmente checá-las e compartilhá-las aonde estiver. Assim, o emissor e o produtor rural conseguem verificar as recomendações técnicas de aplicação, com todas as informações necessárias, como dosagem, intervalo de segurança, equipamento, modo de aplicação, entre outros.
Com estes dados disponíveis para consulta no celular, é mais simples garantir a segurança na aplicação do defensivo. Basta acessar a receita e sanar suas dúvidas!
5. Integração com o ERP
Se você é um profissional emissor de receitas em um estabelecimento, como lojas agropecuárias e cooperativas agrícolas, provavelmente deve trabalhar com um sistema Enterprise Resource Planning (ERP), utilizado para a gestão de dados da sua empresa.
Existem no mercado aplicativos para receituário agronômico que podem ser integrados a estes sistemas. Assim, as receitas podem ser geradas a partir dos dados dos pedidos de venda e antes da emissão da nota fiscal.
Você conhece o aplicativo do AgriQ Receituário Agronômico?
O AgriQ Receituário Agronômico possui um aplicativo voltado para consulta fitossanitária e emissão de receitas. Nosso objetivo é trazer mais segurança e velocidade neste processo, com dados atualizados para atender a legislação.
Disponível para usuários Android e iOS, o aplicativo do AgriQ também pode ser integrado a qualquer sistema ERP. Seu maior diferencial é a emissão de receitas de modo off-line, o que garante ainda mais mobilidade para o responsável técnico, e a assinatura eletrônica, com o uso de tecnologia blockchain que assegura a veracidade dos dados.
Como posso utilizar o aplicativo do AgriQ Receituário Agronômico?
Para ter acesso às funcionalidades do aplicativo AgriQ, é preciso, primeiramente, ter um cadastro. Feito isso, você tem acesso, de forma gratuita, à consulta fitossanitária.
O receituário agronômico é uma funcionalidade paga, disponível para aqueles que são cliente do AgriQ.
No entanto, durante sete dias, você pode experimentar a emissão de receitas de modo gratuito!
Para fazer isto, é simples: basta clicar na imagem abaixo e preencher seu cadastro na página. Recebida a sua solicitação, a equipe AgriQ irá entrar em contato para prosseguir com sua demonstração.
Jornalista e Analista de Conteúdo no Conexa, hub de inovação da Aliare.
Deixe um comentário